maisA1

A CooperA1 é formada por mais de 8.000 cooperados, com faturamento de mais de 1 bilhões de reais, sendo a primeira cooperativa agropecuária formal de Santa Catarina. Embasados em um tripé administrativo formado por associados, diretoria e colaboradores o foco dela é organizar e fomentar a produção agropecuária dos cooperados, com predominância de um modelo de agricultura familiar de pequenas propriedades. A atuação da CooperA1 se dá no recebimento, secagem, beneficiamento, armazenagem, industrialização e comercialização da produção dos cooperados, na produção e comercialização de rações e concentrados, na compra em comum de insumos e bens de consumo, além da prestação de assistência técnica no campo e assistência social e educacional aos cooperados e colaboradores.  

CENÁRIO 

Buscando sempre a melhoria de seus processos e produtos, a CooperA1 criou o programa maisA1, que premia os gestores de propriedade e unidades que possuem os melhores indicadores durante o período do programa (anual).

 

Para realizar o maisA1, a cooperativa precisa computar dados de diferentes fontes, e aplicar cálculos para chegar aos valores de indicadores de cada participante. Para fazer este gerenciamento, eram utilizadas planilhas em Excel, e por meio de integrações entre elas chegava-se aos cálculos finais de pontuação.

 

Com controle neste formato, os organizadores do programa tinham muita dificuldade para fechamento dos cálculos do programa e para manutenção dos dados, umas vez que precisavam transcrevê-los para diversas planilhas. Além disso, os participantes não tinham acesso direto aos resultados parciais do programa, dependendo sempre do envio das informações por e-mail.

SOLUÇÃO PROPOSTA / RESULTADOS

Para a construção do sistema maisA1 foi realizado um levantamento detalhado de todos os cálculos realizados nas planilhas e definidos todos os requisitos do sistema. Por se tratar de um software à parte do sistema de gestão da CooperA1, foram utilizadas tecnologias mais atuais em relação ao ERP, para que o projeto servisse de modelo para futuros sistemas.

O sistema do programa maisA1 conta com módulos para as seguintes funcionalidades: gerenciamento do programa, gerenciamento de indicadores, processo de integração das informações, processo de cálculo de pontuação, gerenciamento do ranking do programa, extratos analíticos e sintéticos dos produtores maisA1, geração de gráficos e dashboard do programa.

Como resultados, a equipe organizadora do programa consegue acompanhar com muito mais facilidade o andamento do maisA1, podendo assim garantir a consistência das informações. Além disso, os participantes do programa passaram a ter acesso direto à sua pontuação e colocação no ranking, aumentando o engajamento deles no programa.


 

TECNOLOGIAS UTILIZADAS

Java EE, AngularJS, SGBD DBMaker.

© 2019 Substractum. Todos os direitos reservados.

contato@substractum.com.br

Tel (48) 3225.9099

Rua Cristóvão Nunes Pires n 110
Sala 1201 - Ático

Centro  Florianópolis SC 88010-120

Brasil

  • White Facebook Icon