Cadastro de

Grupo de Produtores

A CooperA1 é formada por mais de 8.000 cooperados, com faturamento de mais de 1 bilhões de reais, sendo a primeira cooperativa agropecuária formal de Santa Catarina. Embasados em um tripé administrativo formado por associados, diretoria e colaboradores o foco dela é organizar e fomentar a produção agropecuária dos cooperados, com predominância de um modelo de agricultura familiar de pequenas propriedades. A atuação da CooperA1 se dá no recebimento, secagem, beneficiamento, armazenagem, industrialização e comercialização da produção dos cooperados, na produção e comercialização de rações e concentrados, na compra em comum de insumos e bens de consumo, além da prestação de assistência técnica no campo e assistência social e educacional aos cooperados e colaboradores.
  

CENÁRIO 

A CooperA1 conta com um um sistema de gestão (ERP) construído e mantido por sua própria equipe de TI, e o utiliza para controlar todas as informações da cooperativa e seus associados, mantendo uma base de dados importante para controle operacional, subsidiar decisões dos gestores e de cooperados.

Um dos serviços oferecidos pela CooperA1 é o de apoio técnico aos cooperados para sua produção agrícola. Neste serviço, os técnicos agrícolas coletam uma série de informações sobre a propriedade do cooperado, para melhor compreenderem o cenário. Estes dados eram capturados por meio de formulários em papel, devido a ausência de Internet quando o técnico está em campo. Após a captura, os dados eram digitados no ERP da cooperativa quando retomado o acesso a Internet.

Esse processo ocasionava retrabalho para digitação das informações escritas à mão, incorrendo em possíveis erros na transcrição dos dados, além de deixar uma defasagem dos dados no sistema de gestão da cooperativa, uma vez que para fazer a entrada das informações levava muito tempo.

SOLUÇÃO PROPOSTA / RESULTADOS

A Substractum construiu o sistema do Cadastro de Grupo de Produtores da CooperA1, utilizando as mesmas tecnologias do sistema de gestão da Cooperativa. O software abrange o cadastro das informações que os técnicos coletam em campo, como: identificação do grupo de produtores, identificação das áreas de terra do grupo, atividades cereais, atividades avicultura, atividades suinocultura, atividades bovinocultura de corte, atividades bovinocultura de leite, pastagem, outras culturas, maquinários agrícolas e veículos.

Para resolver a dificuldade com a ausência de sinal de internet no campo, o sistema foi concebido de modo a operar também offline.  Os técnicos da cooperativa utilizam notebooks para cadastrar as informações  mesmo sem Internet, e quando conseguem conexão, sincronizam a base de dados do ERP da CooperA1.

Com o novo sistema, a cooperativa removeu o trabalho de coleta dos dados por papel e reduziu o tempo de defasagem dos dados no sistema de gestão da CooperA1, permitindo que a consulta às informações dos produtores possa ser mais ágil e fidedigna.

TECNOLOGIAS UTILIZADAS

Java EE, ExtJS, SGBDs PostgreSQL e DBMaker.

© 2019 Substractum. Todos os direitos reservados.

contato@substractum.com.br

Tel (48) 3225.9099

Rua Cristóvão Nunes Pires n 110
Sala 1201 - Ático

Centro  Florianópolis SC 88010-120

Brasil

  • White Facebook Icon