WSD –
Web Service Directory

A Unimed do Brasil, por ser uma cooperativa que reúne aproximadamente 300 empresas em todo território brasileiro, conta com diferentes soluções de software para o gerenciamento de seus prestadores de serviços e clientes. Isso a torna uma empresa bastante flexível e adaptada aos diversos mercados, porém, requer um eficiente modelo de integração, já que os clientes podem ser atendidos em qualquer região do país.

CENÁRIO

Anterior a implantação do WSD, a Unimed do Brasil dispunha de um processo de conexão ponto a ponto, que exigia que o software de integração de cada uma das empresas conhecesse o formato de integração da empresa parceira, endereços de rede e aspectos de segurança. Além disso, muitas Unimeds não contavam com autorizadores automatizados, o que fazia com que os processos de autorizações envolvessem trocas de informações por telefone, fax e e-mail.

SOLUÇÃO PROPOSTA
Diante da complexidade de administrar tantas integrações ponto a ponto, a Substractum propôs a implantação de um hub de integração que viesse a simplificar e modernizar os processos de intercâmbio eletrônico do sistema nacional Unimed.
Destaca-se que a arquitetura de software proposta pela Substractum, empregando um engine de Entreprise Service Bus, permitiu uma sólida e consistente implantação da solução assegurando performance, mesmo diante do elevado número de transações diárias (atualmente 300.000 transações/dia). A opção pela especificação Java EE assegurou a robustez necessária para um processo de adesão das Unimeds ao modelo proposto, contando inclusive com um modelo de replicação para assegurar a operação ininterrupta do barramento de integração. A Substractum também utilizou seu software de monitoramento – Subwire – para atuar de forma preditiva e rápida nas intervenções de suporte técnico.
 

RESULTADOS

Já nas primeiras integrações a Unimed do Brasil pode perceber o grau de simplificação em integrar suas cooperadas, principalmente pelo fato de que cada empresa integrada ao hub não tinha mais a necessidade de conhecer a forma como as demais Unimeds ofertavam seus serviços online de autorização.

Os ganhos tangíveis ficam por conta da redução de custos com telefonia, fax e horas das equipes envolvidas nas áreas de intercâmbio das Unimeds. E os intangíveis, na maior satisfação dos clientes das Unimeds por contarem com maior seleridade nas autorizações quando estes se encontram fora de suas Unimeds de origem. Com a integração centralizada, também foi possível compilar inúmeras informações gerenciais, envolvendo dados de intercâmbio nacional.

© 2019 Substractum. Todos os direitos reservados.

contato@substractum.com.br

Tel (48) 3225.9099

Rua Cristóvão Nunes Pires n 110
Sala 1201 - Ático

Centro  Florianópolis SC 88010-120

Brasil

  • White Facebook Icon