GEOR

Gerenciador de Orçamentos

Os consórcios Enercan, Baesa e Machadinho contrataram uma solução de software para suporte ao processo de orçamentação exclusivamente pensada para seu ramo de atividade. 

CENÁRIO 

Com a nutrição de informações (áreas, atividades, naturezas, itens, locais, projetos, índices de reajustes e usuários) Empresas geradoras de energia necessitam administrar de forma precisa seus orçamentos, uma vez que o processo de comercialização é, em grande medida, determinado e restrito. Essa característica coloca em evidência a relevância de controles de margens de lucro sobre a ótica do eficiente gerenciamento das despesas.

 

Em geral as empresas utilizam planilhas ou sistemas rudimentares para suportar o processo orçamentário, que envolve etapas de revisão das propostas elaboradas pelas unidades gestoras de orçamento, bem como a consolidação e o acompanhamento da execução orçamentária.

 

O emprego de planilhas, embora de domínio da grande maiorias das equipes que atuam em finanças, apresenta limitações para uso colaborativo, pois geralmente são arquivos locais e posteriormente compartilhados por e-mails ou discos em rede, tais como: limitações para edição simultânea, gravar cópias indevidamente e sem recurso de recuperação da original, falha de integridade do arquivo, etc. Isso implica em incontáveis cópias de arquivos digitais e dificuldades na consolidação dos dados de forma concisa e segura, tornando igualmente complicada a consulta aos dados históricos.
 

SOLUÇÃO PROPOSTA / RESULTADOS

Concebido para atuar em computação em nuvem e com interface web, o sistema busca facilitar o processo de elaboração do orçamento, contando com acesso a informações históricas, totalizadores e visão em formato de dados já conhecida pelas empresas.

Com a nutrição de informações (áreas, atividades, naturezas, itens, locais, projetos, índices de reajustes e usuários) organizadas em tabelas de apoio, o processo de inclusão de previsões orçamentarias tornou-se muito mais ágil.

Os itens que compõem o orçamento são visualizados em forma de árvore, o que facilita o raciocínio e simplifica o processo de lançamento das estimativas. Os itens orçamentários são agrupados por tipo de gasto (se gerenciável ou não), áreas (administração, diretorias, usina, etc); gastos recorrentes ou de investimento, atividades (administração e governança, infraestrutura, contabilidade, operação usina, etc) e finalmente as naturezas (ações e indenizações, arrendamento e aluguéis, financiamentos, pessoal, etc).

TECNOLOGIAS UTILIZADAS
Java Enterprise, JSF, interface WEB HTML, servidor de aplicação WildFly, arquitetura MVC.

© 2019 Substractum. Todos os direitos reservados.

contato@substractum.com.br

Tel (48) 3225.9099

Rua Cristóvão Nunes Pires n 110
Sala 1201 - Ático

Centro  Florianópolis SC 88010-120

Brasil

  • White Facebook Icon